Presidente do Paraguai

  • Home
  • Informação
  • Politica e Economia

Presidente do Paraguai

HORACIO MANUEL CARTES JARA

Nasceu em Assunção o dia 5 de julho de 1956, é um empresário e político paraguaio filiado ao Partido Colorado e foi eleito nas eleições gerais do Paraguai em 2013 com 45,83% dos votos.

Biografia


Estudou nos colégios Goethe, Internacional e Cristo Rey e depois viajou para os Estados Unidos para prosseguir seus estudos, seguindo as orientações do seu pai.

No ano de 1975, com apenas 19 anos, começa suas atividades comerciais e a partir de 1994 incursiona em empreendimentos empresarias com sua participação no setor da indústria tabaqueira.

Poucos anos depois estabelece outras empresas que hoje em dia são líderes no mercado, entre elas se destaca Bebidas del Paraguay S.A. fabricante dos produtos Pulp, Puro Sol e Watts.

A partir do ano 2001 Horacio Manuel Cartes Jara gerencia a equipe de futebol do Clube Libertad.
 
Carreira política

Cartes é razoavelmente novo na política, mas é muito conhecido por sua trajetória empresarial no Paraguai. Dia 23 de setembro de 2009 formalizou sua incursão na política ao associar-se ao Partido Colorado, fundando o movimento Honra Colorado a partir desse momento, se involucra com forca nas atividades político-partidárias.

Afirmava que tinha o objetivo de mudar a atual inclinação para a esquerda na política latino americana. Criou sua reputação como um político eficiente e como representante de uma nova geração não comprometida com a história recente do partido, que apoiou a ditadura militar até 1989.

Sua capacidade como empresário bem-sucedido ajudou-o a ganhar a indicação de seu partido para a eleição presidencial de 2013.
Cartes foi proclamado Presidente Eleito da República del Paraguay no dia 10 de Maio de 2013, em uma cerimônia oficial do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) realizada na sede do Banco Central do Paraguai

De acordo com o informe oficial apresentado pelo TSJE, Cartes ganhou oficialmente com 1.104.169 votos, representando o 45,8% dos 2.391.790 votos emitidos.

Déje un comentario

Estás comentando como invitado.