A Guerra Da Triple Aliança

A Guerra Da Triple Aliança

No ano de 1863 a luta entre brancos e colorados que acontecia no Uruguai, serviu de desculpa para a intervenção do Brasil, enquanto isso a Argentina dirigida por Mitre,se mantinha neutral, enquanto as forças brasileiras atacavam ao pequeno território uruguaio, mas quando os brancos procuraram apoio no Paraguai e o ditador Lopez avistou a oportunidade de intervir a favor do que ele chamava equilíbrio rio-platense, intimando ao Brasil para que não atacara o Uruguai, e não sendo acatado seu pedido começaram as hostilidades.

Solano López solicitou ao presidente Bartolomé Mitre da Argentina, permissão para atravessar a província de Corrientes em direção ao Uruguai para dar apoio aos brancos. Mitre negou a permissão, já que eles estavam em uma posição neutral perante o conflito e ainda porque simpatizavam com os colorados.

Perante a negação de Mitre, tropas paraguaias ocuparam a província argentina de Corrientes, o que acabou forçando a Argentina a entrar na guerra, aliada com Brasil.

Brasil, Argentina e Uruguai assinaram non dia 1 de maio de 1865 a Triple Aliança, onde se obrigavam a combater juntos ao Paraguai até forcar a saída de López e impor ao Paraguai os limites territoriais que desejavam, nesse tratado também se estipulou uma indenização de guerra que o Paraguai deveria pagar.


Traz um período de longos conflitos, persecuções onde o Paraguai ia perdendo cada vez mais suas tropas onde a maioria dos seus soldados eram crianças ou adolescentes.


Os últimos restos das tropas de López, foram perseguidos por todo o interior do país e foram alcançados no dia 1 de marco de1870 pelas forças imperiais no combate de Cerro Corá, onde Lopez foi morto e as últimas forças aliadas se entregaram.


Foi uma derrota total do Paraguai, que teve como consequência um desastre demográfico, no qual a população do país passou de ser aproximadamente 1.300.000 antes da guerra a ser reduzida a 300.000 pessoas, sendo que somente uns 28000 eram do sexo masculino. A maioria da população que restava eram crianças ou mulheres.


Paraguai também perdeu uma grande parte do seu território e foi obrigado a pagar uma grande indenização de guerra.

Déje un comentario

Estás comentando como invitado.