Ruinas Jesuíticas de Jesús de Tavarangüé
Esta Ruina de Jesús de Tavarangue está localizada na cidade de mesmo nome, Jesús, departamento de Itapúa. Foi fundada no ano de 1658 e declarada Patrimônio Universal da Humanidade em 1993 pela Unesco.
É a única que contem características do estilo mourisco, com três grandes portais e várias edificações bem conservadas.
Faz parte da história evangelizadora da América do século XVII, ia ser uma réplica da Igreja de Loyola localizada na Itália, em mãos dos índios guaranis e com a direção dos Jesuítas as obras continuaram durante dez anos, mas não foram concluídas devido a expulsão dos Jesuítas do Paraguai e de toda América baixo ordens do Rey Carlos II.
Sua descoberta ocorreu aproximadamente dois séculos após sua construção, acredita-se que ia ser uma das igrejas mais grandes de toda América na época.
Informações interessantes:
- Este lugar tem muitas curiosidades, a obra esteve a cargo do arquiteto de origem espanhol Antonio Forcada.
- O terreno sobre o qual foram construídas estas ruinas alcançam um total de 5 hectares.
- Sua estrutura possui uma mistura de estilo muçulmana e espanhola, criando um design original que fica demonstrado principalmente nos arcos que a caracterizam.
- As portas que dão acesso à frente da igreja são realmente majestosas.
- É a construção mais importante de todo o conglomerado de povos jesuítas e por mais que as construções nunca chegaram a seu fim, esta igreja se destaca pela grandeza e esplendor arquitetônico.
- As ruinas de Jesús de Tavarangüé não são somente uma visita ao passado e sim um espelho que mostra de forma única o estilo de vida que levavam seus povoadores.
Visitando este lugar você poderá conhecer uma amostra da história da cultura guarani.