Bandeira Nacional do Paraguai

  • Home
  • Informação
  • Cultura

Bandeira Nacional do Paraguai

A bandeira nacional do Paraguai apresenta três listras horizontais com a mesma largura, nas cores vermelha, branca e azul. A listra do alto é vermelha, a do meio é branca e a da parte de baixo é azul.

Estas cores são iguais as cores que usavam os heróis paraguaios que lutaram na defesa de Buenos aires durante as invasões inglesas. Foram adicionados os escudos naciones.


É a única bandeira que tem um reverso diferente, agrupando um conjunto de símbolos com um grande significado patriótico. No reverso observamos o Escudo de Hacienda, de forma circular com um leão, símbolo de valor e de forca, um chapéu frígio, em representação da liberdade, que o atravessa e por cima dos dois com fundo vermelho, podemos ler em letras douradas “Paz y justicia” (Paz e Justiça).


Na frente, observamos o escudo da República, composto por três círculos concêntricos.  No meio contém uma estrela de maio amarela, em memória do mês da independência, que descansa sobre um fundo azul, abrasado por um galho de palma e outro de Oliveira, sobre um fundo branco. Ao redor de ambos símbolos as palavras República del Paraguay sobre um marco vermelho e com letras amarelas que são rodeadas de um fino círculo branco.

Tanto suas proporções, como o emblema foram variando ao longo do tempo. O artigo 139 da Constituição Nacional vigente, sancionada em 1992, confirmou a bandeira aprovada pelo Congresso Extraordinário de 25 de novembro de 1842, como definitiva.

Déje un comentario

Estás comentando como invitado.